CRIAÇÃO ARTESANAL

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
artefinotrapo@hotmail.com

domingo, 7 de outubro de 2012

Dicas para Aproveitar seus Livros Usados


Boa Noite amiga (o)s!!  

Vamos ao post de hoje??  

O blog http://aromasearte.blogspot.com.br/ está focado na aromaterapia com seus óleos essenciais e suas propriedades e efeitos na área psicoemocional, além de dicas de sinergias para ocasiões de eventos como casamento e, principalmente, auxiliá – la (o) na conquista de uma vida mais equilibrada e feliz. Visite aromasearte e sinta- se a vontade para discordar e contribuir com novas idéias! 

Na Artefinotrapo vamos discorrer os temas ligados ao artesanato, reciclagem e encadernação. Dias atrás, recebi um e-mail solicitando que postasse algo sobre o aproveitamento de livros usados, revistas e papéis e se possível postasse algum passo a passo sobre o assunto, inclusive encadernação. Por ser um assunto que gosto muito, será um prazer, além de uma terapia, postar aquilo que faço ou pesquiso. Estou sempre às voltas com papéis e, principalmente, confecção de cadernetinhas, aproveitamento de  capas de agendas antigas e outras reciclagens como papel mache e papietagem. Serei a tua anfitriã durante este teu passeio pelo texto e prometo fazer o impossível para que não durma sobre o computador...

Dicas para aproveitar seus Livros e revistas Usadas 


 

 













Depois de ler um livro, ao invés de deixá-lo envelhecer na prateleira ou em qualquer canto da casa, de a ele um novo destino. Podemos aproveitar 1 livro velho ou antigo de várias formas, principalmente, através da reciclagem. Há várias maneiras de reciclar seus livros usados para que não seja jogado no lixo ou abandonado às traças. 
  •  Venda seus livros
A venda de livros, em especial técnicos, pode ser a melhor opção. Procure no seu bairro ou cidade, livrarias chamadas sebos que compram livros usados e podem pagar bons preços. Os livros técnicos podem ser vendidos em Associações, Conselhos e Universidades. 
  •  Doe seus livros 
Doar os livros para um hospital, biblioteca ou escola. Dependendo dos tipos de livros, por exemplo, se você tiver livros infantis, você pode dar para uma escola ou ONG. 
  • Passe a outras pessoas a idéia de cultivar a leitura. 
Os livros ou revistas que não puderem ser vendidos pense na possibilidade de doá-los a uma instituição local ou tente vende-los mais tarde. Dependendo do tipo de livro, por exemplo, de turismo ou artesanato, deixe-o em uma cafeteria, bazar para que possa ser lido por mais pessoas.
  •  Utilitários feitos de revistas e Livros
Outra forma útil para reciclar os livros é criar prateleira de livros, mesa auxiliar, banquinhos feitos de livros antigos.  Livros de capa dura servem melhor para estes propósitos. Para colocar os livros como prateleiras bastam prende-los com ganchos, chamados "mão-francesa" fixados na parede com parafusos e buchas servirão de suporte e fixação para esses livros- prateleiras. 













Visite o site:
 http://www.ciclovivo.com.br/ e veja muitas outras dicas de utilização de seus livros e revistas usadas. 
  • Use livros como pernas de mesa
Para este projeto de reciclagem, você terá que escolher livros de capa dura de mesmo tamanho e, em especial, livros grossos.
Empilhar e colar os livros um ao outro formando quatro colunas na altura desejada, geralmente 75 cm de altura para 1 mesa. Depois de terminadas as colunas bastam fixá-las ao tampo da mesa.












  • Feira de troca - troca de livros
Reúna-se com seus amigos e familiares e peça-lhes para trazer qualquer livro que não querem mais. É uma ótima maneira de dar os seus livros usados ​​para os outros e receber livros que ache interessantes.
  • Projeto Artístico
Há muitos projetos que você pode criar fazendo uso de livros velhos e antigos. Por exemplo, é possível escavar as páginas internas criando porta-joias para suas bijuterias ou porta-treco. Você terá de cortar com estilete ou faca de ponta cortante, em torno de 5 a 10 páginas por vez, executando o projeto do desenho em profundidade nas páginas do livro. Reserve algumas páginas para fazer a tampa (5 páginas já é o suficiente) e cole estas páginas na capa formando a tampa da caixinha. Após acabado o recorte, faça a colagem das páginas para que fiquem fixas no lugar. Você deve colar também a última página com a contracapa, isto garante que as páginas fiquem firmemente unidas formando 1 único bloco.  Outro projeto realizado com capa de livros antigos é a criação de bolsa. 

Créditos: comofazeremcasa.net

Veja a técnica passo passo neste site:http://www.comofazeremcasa.net/

No próximo post vamos ver mais dicas de aproveitamento de livros, revistas e papéis.

Um grande beijo e um ótimo fds...



Nenhum comentário:

Postar um comentário