CRIAÇÃO ARTESANAL

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
artefinotrapo@hotmail.com

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Mais dicas de reaproveitamento de jornais

Olá gente!! 

Conforme o prometido vou postar mais dicas de reaproveitamento de  jornal. OK?

7. Adubo de jardim e compostagem: 

Rasgue o jornal umedecido em tiras e coloque uma camada em torno de suas plantas para manter a umidade do solo e impedir as ervas daninhas. Após cubra o papel com a matéria orgânica ou terra preta. O jornal vai se desmanchar e enriquecer o solo. Você poderá melhorar a estética do local, colocando uma camada de lascas de madeira, palha ou pedras decorativas, vendidas em floricultura, por cima desta camada.  

Compostagem – Se você tem horta em casa aproveite o espaço para produzir uma compostagem: cave um buraco com mais ou menos 50 cm de diâmetro x 50 cm de profundidade e jogue no seu interior restos de frutas, de verduras e jornal cortado em tirinhas. Após misture com a terra que você cavou. Mantenha o buraco coberto com folhas de jornal para apressar o processo de decomposição, cobrindo-as com um plástico escuro. Regue a cada 4 ou 5 dias. Quando estiver repleto,deixe a mistura descansar virando a terra a cada 15 dias e siga molhando de vez em quando. Em 2 ou3 meses a terra estará em condições de alimentar suas plantas. 

8. Jornal velho substitui o saco de lixo plástico:  

Com algumas dobraduras, uma folha de jornal é capaz de substituir o saco plástico no cestinho de lixo. Esta medida faz muito bem para o meio ambiente, pois a decomposição do papel é mais rápida do que o plástico. Veja o passo a passo cedido pelo Instituto Akatu.Clique aqui e aprenda. 

9. Proteção da área de trabalho em tarefas de artesanato ou trabalhos de pinturas: 

Coloque jornais no chão para proteger de manchas e respingos de tinta.

10. Use o jornal ou rolo de papel higiênico como vasos biodegradáveis para semeadura,veja como fazer potes de sementes a partir de jornal.

11. Proteção para embalagens: 

Plásticos bolha e material de embalagem de papel kraft são onerosos. Jornal é mais leve que o plástico bolha, o que vai diminuir o frete do correio. Para acondicionar 1 caixa com objetos frágeis, primeiro enrolar os itens separadamente, e depois preencha os espaços com papel amassado, impedindo o deslocamento dos mesmos durante o trajeto. 

12. Jornal pode servir de papel de presente: 

O jornal também pode ser usado para embalagem de presentes.Você pode até mesmo fazer um acabamento em jornal e colocar em cima do presente. 

Tchau, e até o próximo post quando falaremos de Artesanato com jornal!

Bjos. MLucia

Visitem: 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário